Fim de Semana no Mosteiro
Depois da Divina Liturgia da festa de São Nicolau — na qual celebrámos pela primeira vez com o padre-diácono Frutuoso — pusemo-nos a caminho do mosteiro.
Talvez muitos de nós nos venhamos a esquecer do caminho até lá; mas conhecemos alguém que, após dez horas a pé, decerto não o esquecerá. :)
Pouco depois de chegarmos, celebramos as Vésperas de Domingo com a comunidade do mosteiro.
Foi um dia cheio, e o jantar que se seguiu, conduziu-nos, lentamente, ao repouso.
Domingo amanheceu com as Matinas e a Divina Liturgia.
Depois de almoço, demos um passeio até à aldeia de Santa Margarida, um bom momento de partilha de experiências, pensamentos, curiosidades e histórias: recordámos os mosteiros de França - o mosteiro de Bussy, onde a princesa Ileana da Roménia recebeu a tonsura monástica sob a orientação do Metropolita António de Sourozh. Não nos esquecemos do mosteiro de São Silvano, dos metocos do mosteiro de Simonospetras e do mosteiro de Brest.
Alegramo-nos por ouvir relatos de um acampamento ortodoxo internacional para jovens adultos, na Inglaterra, bem como sobre outros acampamentos nos quais pudemos participar nos últimos anos.
Às 17h, recebemos a Santa Unção, com a admirável surpresa de ver entre nós outros membros da paróquia.
Mais uma vez, o jantar que se seguiu mostrou-nos o caminho para os quartos.
A segunda-feira encontrou-nos bastante restaurados.
De manhã começámos com a Divina Liturgia e, depois do pequeno-almoço, passámos o dia no olival do mosteiro, colhendo os últimos frutos das árvores.
Foi belo: as crianças a brincar entre as árvores, a inventar jogos, a correr atrás dos patos, a comer tangerinas acabadas de colher. Nem demos conta da noite a cair.
Desta vez, o jantar indicou-nos o caminho de volta a casa — caminho no qual íamos já pensando nos próximos encontros.







